O Amor nos Tempos do Cólera


Título: O Amor nos Tempos do Cólera
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Nº de Páginas: 429

O Amor nos Tempos do Cólera é um convite para pensar na vida e, sumariamente, no amor; não no amor como uma parte necessária do viver humano, mas no amor como o início e o fim de toda a estrada.

Neste livro, Gabriel García Márquez explora a vida de um triângulo amoroso, e nem por ser uma fórmula que hoje em dia se popularizou diante uma superexploração pelo mercado literário, torna-se menos comovente. No livro, Gabo conta as minúcias da vida de Fermina Daza desde seus tempos de escola, quando trocava cartas com um rapaz (Florentino Ariza) que lhe esperava todos os dias em seu caminho e compartilhava seus sonhos com sua tia. Ao ser descoberto, o jovem casal é separado pela força do pai de Fermina, que a leva para uma grande viagem pelo país, mas que eles contornam pela constante troca de cartas.

Mas a ilusão que os segurou junto feneceu quando Fermina voltou para a cidade em que se conheceram e a moça acabou por se envolver com um influente médico local, Juvenal Urbino, do qual ficou do lado por toda a vida adulta até a velhice, quando a morte do doutor os separou; e, Florentino Ariza, que nunca desaparecera do cenário da cidade, reapareceu para lhe declarar seu amor por toda a vida. E é no entremear destes fatos que Gabo vai tecendo a vida de personagens maravilhosos (e não apenas os centrais), mostrando suas fraquezas e triunfos, e dá voltas nos detalhes mais impressionantes que envolvem a vida da cidade.

Fugindo de uma lógica unidirecional, o livro narra diversos caminhos que os três personagens principais percorreram ao longo de sua vida, voltando diversas vezes ao passado bem no meio de uma cena para dar uma atenção mais detalhada a algum outro personagem ou a alguma pequena faceta que permaneceria inexplorada numa obra menos preocupada com a beleza final. Assim, em recortes de panos que parecem tão diferentes, aos poucos vamos formando o quadro completo da vida e dos laços que unem os personagens.

Para tal, o autor se apoia em constantes digressões para montar um realismo fantástico que quase te faz esquecer as causas primárias das ações, de tão envolventes que são suas interpretações dos mais singelos atos do cotidiano. As interpretações fogem do commonplace no qual os livros têm se apoiado indolentemente nos dias de hoje.

Gabo é um mestre em capturar a essência das pequenas experiências do cotidiano que os aficionados por literatura fantástica por vezes deixam de enxergar. Com grande precisão, o autor segura o cotidiano como se fosse uma flor e delicadamente expõe o cerne mágico que ela contém, retirando pétala por pétala, e mostrando um mundo quase real, mas que nunca seria visto desta forma se não fosse a visão única de García Márquez.

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

2 Responses to O Amor nos Tempos do Cólera

  1. Gabo sempre sendo o amor que é! Já me interessei por esse livro! Quero-o logo <3

    http://inverso-mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho todos os livros dele no Kindle e nunca consegui começar nenhum, acredita?
    Morro de vontade de começar com esse, mas cade conseguir encaixa-lo? Gosto de autores que trabalham o cotidiano de forma graciosa, e por isso sempre tive vontade de me jogar nos livros dele. Muito amor!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.